IMG 0080

Salto, 27 de outubro de 2021

Os vereadores da Câmara da Estância Turística de Salto – Cícero Landim, Fabio Jorge, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alessandro Dernival da Silva, Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” e Gideon Tavares – estiveram presentes, na manhã de terça-feira, dia 26, no evento realizado no Museu da Água, em Indaiatuba.

Na ocasião, o governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou o aporte no valor de R$70 milhões, verba do Governo do Estado, para a construção da barragem do Ribeirão Piraí. A instalação da nova barragem integra o programa “Água é Vida”, sendo que o objetivo estadual é proporcionar mais segurança hídrica nas cidades que não são atendidas pela Sabesp.

Os municípios que integram o CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) – Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itu – vão investir mais R$15 milhões para custeio de uma área a ser desapropriada. A projeção é que seja aberto processo licitatório ainda neste ano e o início das obras ocorra no primeiro semestre de 2022.

Diversas autoridades participaram da cerimônia, como deputados, vereadores e prefeitos de cidades da região, incluindo o prefeito de Salto, Laerte Sonsin – que estava acompanhado pelo vice-prefeito Edemilson Pereira dos Santos e o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto, Ernivan Balieiro.

IMG 0225

IMG 0063

IMG 0089

Sobre a Barragem do Piraí – O projeto inicial é que a barragem do Piraí tenha 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d'água de 1,3 km² e capacidade para armazenar cerca de nove bilhões de litros de água. Área a ser construída na divisa de Itu e Salto, ampliando o volume de captação de água e amenizando os problemas hídricos dos municípios que englobam o CONIRPI.

Sobre o CONIRPI – O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí é composto por representantes dos municípios de Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itu. Foi instalado em 2003, com objetivo de planejar, adotar, executar planos e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. Além disso, visa promover programas destinados à recuperação do meio ambiente das cidades consorciadas. Atualmente, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, é o presidente do Conirp; e prefeito de Salto, Laerte Sonsin, ocupa o cargo de vice-presidente. Os vereadores de Salto – José Benedito de Carvalho “Macaia”, Vinícius Saudino e Alessandro Dernival da Silva – são membros do Conselho Fiscal.