5 solene consciencia negra

Salto, 17 de novembro de 2021

Na terça-feira, dia 16, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou solenidade comemorativa ao Dia da Consciência Negra – com a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares a Arilton Carlos de Assunção, Cleonice de Oliveira Pedro e Mariana Cristina Silva Tancredo de Lima, tendo sido indicados pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

O presidente do Poder Legislativo, Cícero Landim, conduziu os trabalhos da cerimônia, que contou com a participação dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Henrique Balseiros, Alessandro Dernival da Silva, Gideon Tavares, Fabio Jorge, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” e Antônio Cordeiro dos Santos.

Além de parentes e amigos dos homenageados, a sessão solene também foi prestigiada com a presença do prefeito de Salto, Laerte Sonsin; o vice-prefeito Edemilson Pereira dos Santos; a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini; o secretário de Governo, Francisco José Procópio, o superintendente do SAAE, Ernivan Balieiro; a coordenadora de Políticas Públicas Sociais, Cecília Mezzalira Rocha; a presidente do COMPIR, Silvana Antônio; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, Caio César Oliveira; e os representantes da Faces Ocultas – Daviane Bonfim e Edson Alexandrino; e os representantes do Ilê Axé Caboclo Sete Flechas – Samuel Rodrigues e Aurora Gil.

1 solene consciencia negra

Homenageado: Arilton Carlos de Assunção

2 solene consciencia negra

Homenageada: Cleonice de Oliveira Pedro

3 solene consciencia negra

Homenageada: Mariana Cristina Silva Tancredo de Lima

Sobre os homenageados:

ARILTON CARLOS DE ASSUNÇÃO – Trabalha como diretor geral e artístico da “Faces Ocultas Companhia de Dança”, na qual também atua como professor e é diretor geral do Curso de Férias Internacional de Danças. Em Salto, iniciou seus estudos em dança, em 1989. Também estudou na Escola Municipal de Bailado de São Paulo e dançou no Corpo de Baile da cidade de Salto. Profissionalmente dançou em alguns grupos independentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Também fez workshop de dança moderna e contato/improvisação nos Estados Unidos. No Brasil, se aperfeiçoou nesta modalidade e na transição para a dança contemporânea. Possui peças coreográficas que já foram apresentadas na Alemanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, China e em diversas cidades e estados brasileiros. Já foi premiado como coreógrafo em diversos festivais nacionais e internacionais. Membro do corpo docente do Seminário Internacional de Dança de Brasília e integra a banca do festival “Dança Brasil”, além de ser jurado em diversos festivais nacionais e internacionais. No espaço cultural “Valderez Antônio Bérgamo da Silva”, promove o projeto de dança para crianças carentes, com aulas gratuitas e também uma ação social que prepara bailarinos para o mercado profissional. No espaço Ilê Axé Caboclo 7 Flechas, oferece gratuitamente aulas de percussão, danças afros, danças populares brasileiras, rodas de conversa de diversos temas, tutorias de moda afro, e estudos sobre religiões de matriz africana.

CLEONICE DE OLIVEIRA PEDRO – Em Birigui, começou a exercer a sua carreira de Magistério, até o ano de 1994, quando se mudou para Salto. Em nossa cidade, lecionou por quatro anos na alfabetização de adultos no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto; oito anos em uma escola particular; e em 2002 iniciou na rede municipal como recreacionista na creche Vila Norma. Em 2004, no CEMUS VI, iniciou como professora. E, desde então passando por todos os seguimentos nesta unidade escolar. A partir de 2006 começou com a primeira turma de coordenadores, dando continuidade em 2007 como assistente de direção e desde 2008 é a diretora do CEMUS VI. Possui formação acadêmica no Magistério, técnica em RH, Pedagogia e também possui pós-graduação em Gestão Escolar. Desde a adolescência participa de movimentos dentro da igreja, desenvolvendo trabalhos sociais. Já atuou como catequista e também na pastoral da mulher marginalizada e do menor; e todo esse aprendizado fez com que tivesse também outro olhar para a sua comunidade escolar, buscando envolver os alunos, pais, professores e funcionários, através da música, dança e teatro, inclusive recebendo com premiações na Mostra Estudantil de Teatro. E, além disso, promovendo campanhas de doações de brinquedos, sapatos, roupas e agasalhos para as famílias carentes de alunos.

MARIANA CRISTINA SILVA TANCREDO DE LIMA Formada  em Educação Física pela Ceunsp e graduanda do 5° semestre do  curso de Tecnologia em Gerontologia - cuidado ao idoso, do Centro Universitário Internacional (Uninter). Iniciou seus estudos em 2012, no Ballet Jovem Faces Ocultas de Salto. Em 2013, entrou para o elenco da Faces Ocultas Companhia de Dança, na qual permanece até hoje. Apresentou diversos espetáculos dentro e fora do estado de São Paulo. Participou também  de festivais nacionais e internacionais. Em 2015, foi selecionada com solo e duo contemporâneo para o Festival Internacional de Dança em Berlin, na Alemanha. Em 2016, pelo Seminário Internacional de Dança de Brasília, foi premiada com uma bolsa de estudos em uma companhia de dança suíça. Em 2018, foi uma das selecionadas para se apresentar na mostra de dança do Curso de Férias Internacional de Dança, em Salto. Já em 2019, pelo Seminário Internacional de Dança de Brasília, foi premiada com uma bolsa de estudos em Vancouver, no Canadá. Em 2021, pelo festival “Valinhos em dança – 20° edição”, foi premiada com o 1° lugar, com o solo “À porto, amar”. Também foi presidente do Conselho Municipal da Juventude, no qual ainda atua como conselheira. Atualmente, é membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

4 solene consciencia negra

Sobre o Dia da Consciência Negra – Segundo informações do site da Biblioteca Nacional, apesar do dia 20 de novembro ser comemorado há várias décadas por ativistas do movimento negro, somente em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. E, em 2011, por meio da lei 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído. Já de acordo com o site da Fundação Cultural Palmares, foi em 1655, no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que nasceu o ícone da resistência negra à escravidão: Zumbi dos Palmares, que embora tenha nascido livre, foi capturado quando era criança e entregue a um padre católico. Aos 15 anos, voltou a viver no Quilombo, pelo qual lutou até a sua morte, em 20 de novembro de 1695 - a data é lembrada em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Confira na íntegra o vídeo da Solenidade:

TV WEB: https://bit.ly/3kL8Hyu

FACEBOOK: https://bit.ly/2YYf4a2