protocolo documento nardelli greve motoristas site

Salto, 15 de dezembro de 2021

Antes do início da 46ª sessão ordinária, realizada na terça-feira, dia 14, o administrador da Auto Ônibus Nardelli, Júlio Scallet Roque - acompanhado por líderes do movimento grevista dos empregados da empresa, protocolou documento com esclarecimentos a respeito da greve de motoristas da concessionária do transporte coletivo municipal.

No documento, é salientado que a empresa participou da licitação em 2018 e ganhou a concorrência cumprindo todos os requisitos previstos, como quantidade de carros, linhas, funcionários, investimento em frota atualizada, garagem, entre outros. O edital preparado pela Prefeitura de Salto previa o número de passageiros pagantes e a garantia de que a empresa operadora teria os custos cobertos para transportar os cidadãos e manter o serviço contínuo.

Nas considerações da empresa, foi apontado que a prefeitura não realizou os reajustes anuais das tarifas e não atendeu aos pedidos de reequilíbrio de preços tarifários. E, que a Nardelli alertou o Executivo dos prejuízos causados e riscos ao transporte público, em especial com o agravamento da pandemia, sendo reduzido o volume de passageiros para 30% do previsto em edital.

Sobre a tarifa reajustada neste ano, o documento cita que a prefeitura autorizou a cobrança de R$4,22 – valor que não permitiu repassar aos funcionários o aumento, gerando a atual situação de greve. E, que a Nardelli entrou com medida judicial para buscar o reequilíbrio do contrato.

Júlio Scallet aproveitou a oportunidade para destacar que – por meio do documento protocolado na Casa de Leis – o objetivo é mostrar aos vereadores e à população saltense o posicionamento da empresa concessionária diante da greve dos motoristas, com os devidos esclarecimentos.

Em sua fala na Tribuna, o vereador Cícero Granjeiro Landim, mencionou que a relação de contrato é entre os trabalhadores e a empresa Auto Ônibus Nardelli, a qual possui obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. Além disso, reforçou que a sociedade e os trabalhadores não podem ser prejudicados; e se houver atraso de salário, deve ser negociado direto entre o empregador e sindicato dos empregados.