reuniao escola CAIC 1

Salto, 24 de junho de 2022

Os vereadores José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alessandro Dernival da Silva e Fabio Jorge estiveram na tarde de quinta-feira, dia 23, na Escola Estadual “Padre Francisco Rigolin” – CAIC, onde se reuniram com a direção, supervisores e coordenadores da instituição de ensino e com a Polícia Militar – representada pelo comandante capitão Josias Justi, pelo 2º sargento Silva e pelo cabo Bressani.

O vereador Macaia, que solicitou a reunião entre a escola e a PM, disse que foi procurado por mães e pais preocupados com casos de brigas entre alunos da escola, após publicação de reportagem pelo jornal Taperá, na edição do último dia 18 de junho, falando sobre esse assunto.

reuniao escola CAIC 2

A diretora do CAIC, Renata Simionato Scarabotto Penteado, afirmou que as agressões entre alunos não são frequentes, tendo sido registrados apenas três casos desde o início deste ano, num universo de mil estudantes que estudam de manhã (ensino fundamental 2 e ensino médio) e 600 no turno da tarde (ensino fundamental 1).

Renata também destacou que as fotos presentes na reportagem do jornal Taperá são de locais sob a responsabilidade do município, e não do estado. Conforme ela explicou, o prédio do CAIC começa a partir a placa com o nome da escola, e a guarita abandonada pertence à creche vinculada ao Cemus XV.

A diretora Renata ressaltou ainda que muitas mães e pais participam das reuniões realizadas na escola, porém os que reclamam sem saber da realidade não costumam comparecer; salientou as benfeitorias realizadas ultimamente; disse que as prestações de contas foram aprovadas e também os índices educacionais foram atingidos; e afirmou que a pintura da guarita e o corte da grama da entrada do CAIC serão realizados por empresa já contratada pela direção da escola.

reuniao escola CAIC 3

A professora orientadora de convivência, Vânia Nazareth Barnabé, explicou que, quando há desavenças entre estudantes, os envolvidos são chamados para serem ouvidos a respeito da ocorrência, a fim de buscar uma solução para que entrem em acordo. Por meio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), da Secretaria Estadual de Educação – que visa à promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas –, são feitas rodas de conversa com esses alunos, além de consultas virtuais por meio do programa Psicólogos na Educação – serviço prestado pela empresa Psicologia Viva.

O comandante da Polícia Militar, por sua vez, informou que mais uma equipe da Ronda Escolar será direcionada para o CAIC entre 12h30 e 13h, período de saída dos alunos da manhã e entrada dos estudantes da tarde. Josias Justi enfatizou ainda a importância de se separar os locais de entrada e saída de alunos, tendo em vista o grande fluxo no horário mencionado. O capitão também disse que, no segundo semestre ano, voltarão a ser realizadas as ações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na escola.

Outro ponto discutido na reunião foi a possibilidade de solicitar à secretária municipal de Educação, Anna Noronha Fávaro, a permissão para usar o portão do estacionamento da creche – pois atualmente tal estacionamento não é utilizado – para ampliar o espaço de entrada e saída dos estudantes, além de verificar, junto à Prefeitura, a criação de bolsões onde os carros, ônibus e vans que trazem os alunos possam ficar parados, mas sem congestionar a frente da escola. E, ainda, o possível uso de um terreno em frente à escola para servir como estacionamento para os veículos que levam os estudantes.

reuniao escola CAIC 4

O cabo Bressani falou sobre a importância de o canteiro central em frente à escola ser pintado como área de embarque e desembarque, deixando de ser permitido o estacionamento de veículos, bem como a necessidade de que todo o perímetro da escola passe a ser considerado uma área de segurança.

A diretora do CAIC aproveitou a presença dos vereadores para mostrar a estrutura da escola, como as salas de aula e os bem equipados laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, sala de jogos e sala maker (ambiente personalizado para incentivar os estudantes a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com o uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais).

Representando a escola, também participaram da reunião os vice-diretores Aliocha Souza Carvalho, Lúcia Helena Orteiro Pereira Pinto e Gláucia Del Afuente de França, os supervisores Claudemir Braz de Campos e Marisa Cardoso e os coordenadores Marco César Rodrigues de Souza, Camilo Roveri e Adriana Flávia Oliveira Tonzar de Lima.

reuniao escola CAIC 5