reuniao energias alternativas 30 06 2022 1 site

Salto, 06 de julho de 2022

Em reunião organizada pelo gabinete do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto na última quinta-feira, dia 30, na Câmara de Salto, foi discutida a elaboração de políticas públicas para fomentar a utilização de energias alternativas no município, “considerando os avanços na atenção ao meio ambiente, visando inovação e incentivo nas mais diversas formas de utilização de energias alternativas de diversos tipos”, conforme consta na minuta de projeto de lei de autoria do vereador Henrique.

Na apresentação feita no início da reunião, foi explicado que “fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar, proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica”.

Durante o encontro, foram abordadas a Lei Federal nº 14.300/2022, que “Institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS)”; e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 7 da ONU – que diz respeito a “Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos”.

reuniao energias alternativas 30 06 2022 2 site

O proprietário da empresa Energy Brasil Salto, Anderson de Jesus Inácio, explicou sobre o funcionamento do sistema de geração de energia fotovoltaica (energia solar), o qual permite uma economia que pode chegar aos 95% na conta de energia elétrica, bem como a valorização do imóvel que dispõe desse sistema.

O secretário de Meio Ambiente de Salto, Oswaldo Dalla Vecchia, e seu chefe de Gabinete, Flávio Garcia, afirmaram que uma empresa já fez um levantamento sobre os custos para que, futuramente, a geração de energia da sede da Prefeitura e de outros prédios públicos do município seja feita 100% por meio de placas fotovoltaicas.

Oswaldo também comentou a respeito do aumento das fiações elétricas e, principalmente, de telefonia expostas numa altura cada vez mais baixa, prejudicando a estética, o paisagismo e inclusive o plantio de árvores de médio e grande porte na cidade.

Flávio, por sua vez, disse que quase metade dos pedidos recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente para remoção de árvores se deve a conflitos dos galhos com a rede elétrica. E ressaltou que é preciso começar a pensar na futura instalação de redes subterrâneas, evitando, assim, vários problemas ambientais.

reuniao energias alternativas 30 06 2022 3 site

Também estiveram presentes e comentaram sobre o tema da reunião, representando a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS), o presidente Caio César de Oliveira, o diretor Michael Cruz de Moraes, o membro Roberto Gaiotto e o secretário Edson Martinho (que também é diretor executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), com sede em Salto). Compareceram ainda o chefe de Gabinete da Reitoria do Ceunsp, Gilmar Cardozo de Jesus, e o coordenador do curso de Engenharia da mesma entidade, Márcio de la Cruz Lui.

A reunião foi presidida pelo vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto, que em breve vai protocolar o projeto de lei estabelecendo diretrizes a serem observadas pelo Poder Executivo, mediante políticas públicas de longo prazo, no que se refere ao uso de energias alternativas. Também compareceram os vereadores Daniel Bertani, Fabio Jorge, Gideon Tavares e José Benedito de Carvalho “Macaia”.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3I1tOqJ

Facebook: https://bit.ly/3bIHnzj