site reuniao cultura 1

Salto, 23 de maio de 2023

Na segunda-feira, dia 22, em cumprimento à Lei Orgânica do Município (LOM), o secretário de Cultura, Oséas Singh Jr., compareceu à Câmara de Salto, para tratar sobre o desenvolvimento do trabalho de sua gestão nos últimos meses.

A adaptação do Centro Cultural (antigo prédio do IFSP, localizado em frente da Rodoviária) - foi pontuado pelo secretário, tendo ressaltado que a previsão de término da reforma é para agosto deste ano. O espaço terá auditório, conservatório e salas de oficinas culturais.

Com relação aos eventos realizados nos últimos seis meses, enfatizou-se o Carnaval – com desfile das escolas de samba e Bonecões da Barra, além da Paixão de Cristo (transmitida ao vivo através de parceria com a iniciativa privada), a Feira Noturna de Artes e Inclusão Produtiva, e o Cine Solar no Pavilhão das Artes. Já a programação das próximas atividades, engloba a Festa Ítalo Saltense (de 09 a 11 de junho), o Prêmio Moutonnée de Poesia (com inscrições abertas até 31 de julho); e apresentações musicais da Orquestra de Viola e Coral Sertanejo.

site reuniao cultura 2

Na oportunidade, Oséas também pontuou as parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, colaborando na efetivação de centenas de oficinas e eventos. E, o chefe de gabinete, Renato Bispo, aproveitou para agradecer as emendas impositivas encaminhadas por vereadores, as quais serão utilizadas para aquisição de um sistema online a ser implantado na Biblioteca Municipal.

Os parlamentares fizeram questionamentos a respeito da Lei Paulo Gustavo, sendo explicado que a Prefeitura está promovendo encontros para tirar dúvidas das pessoas interessadas, acolhendo sugestões e posteriormente será feita formulação do plano de ação para executar a lei em Salto, provavelmente com editais distintos para contemplar áreas do audiovisual, entre outras.

Na reunião, os vereadores ainda perguntaram sobre o Projeto Guri, sendo esclarecido que as aulas continuam no bairro Santa Cruz, com intenção de que haja expansão para atender o Jardim Marília. Por fim, foi dito que a reforma na Sala Palma de Ouro envolve som e iluminação, ar-condicionado, carpete, entre outros itens, com expectativa de finalização em agosto.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Organização, vereador Fabio Jorge, e teve a presença dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto, Daniel Bertani e Cícero Landim; e do assessor de gabinete da Secretaria de Cultura, João Amaro Teixeira Junior.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://l1nk.dev/zyzg4

Facebook: https://l1nk.dev/KwMU1