reuniao defesa social 05 06 2023 1

Salto, 06 de junho de 2023

A Câmara de Salto realizou, na segunda-feira (dia 05), reunião entre os vereadores e o secretário de Defesa Social, Dr. Antônio Ruy Neto – em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Organização, vereador Fabio Jorge, e contou com a participação dos parlamentares: Cícero Landim, Daniel Bertani, Alessandro Dernival da Silva e Gideon Tavares.

Na ocasião, o secretário elencou os departamentos que compõem a sua pasta – sendo a Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Departamento de Trânsito e Transporte. Além disso, foi comentado sobre a entrega de novo armamento aos guardas; a assinatura do contrato de compra do fardamento; aquisição de coletes balísticos; regularização do Projeto “Anjos da Vida”; novo Regulamento e Plano de Carreira; recebimento de novas viaturas; criação do Plano Municipal de Segurança Pública; curso de condução de veículos de emergência; mais uma equipe de ROMU, entre outras.

reuniao defesa social 05 06 2023 2

Também se destacou a implementação do projeto “Guardiã Maria da Penha”; realização do Estágio de Qualificação Profissional; conclusão do Projeto de nova base para a GCM; concurso para contratação de 12 guardas e concurso interno para a promoção dos GCM´s e a ampliação do sistema de monitoramento.

Já a respeito da Corregedoria, foi exposto que, no período de janeiro a maio deste ano, ocorreram 13 processos tramitados, nove estão em andamento e quatro solucionados.

Sobre o trabalho da Defesa Civil, o secretário ressaltou a criação de equipe de emergência; a participação no PAM (Plano de Auxílio Mútuo) com as principais empresas da cidade; trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros; integração com a Casa Militar de São Paulo; e a reforma de um caminhão através de recursos do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Com relação ao Departamento de Trânsito (DMTT), foi dado ênfase ao convênio firmado com o Detran para a implantação de lombadas, travessias elevadas e recapeamento; implantação de central semafórica; contratação de quatro Agentes de Trânsito; requalificação profissional; campanhas de educação no trânsito (Maio Amarelo); implantação, em breve, do Estacionamento Rotativo e processo licitatório para o pátio de recolhimento de veículos.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://l1nk.dev/bm7kR

Facebook: https://l1nk.dev/z62WW