IMG 3598

Salto, 07 de junho de 2023

Na noite de terça-feira, dia 06, no Auditório Brasital do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), a Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizaram a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores do XXII Prêmio Câmara de Meio Ambiente, cujo tema em 2023 foi “Meio Ambiente e fauna silvestre brasileira”. A cerimônia foi aberta ao público e contou com a participação dos vencedores nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, representantes das escolas com alunos vencedores e membros dos poderes Legislativo e Executivo de Salto.

Neste ano, 737 trabalhos foram inscritos por alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Salto, nas modalidades Desenho, Cartaz e Texto Dissertativo-Argumentativo. A modalidade Fotografia foi aberta à participação de todas as pessoas interessadas, sejam elas profissionais ou amadoras. Os premiados receberam um certificado, um brinde fornecido pela CSO Ambiental de Salto – apoiadora do evento – e uma muda de ipê, árvore-símbolo do município conforme lei municipal de 2007, fornecida pela Secretaria de Meio Ambiente.

No início da solenidade, os alunos do Cemus IV “Prof. Odilo Della Paschoa” fizeram uma apresentação baseada na obra do artista plástico saltense Evandro Schiavone. E, antes do encerramento da solenidade, os bailarinos da Faces Ocultas Cia. de Dança apresentaram uma coreografia criada por Arilton Assunção especialmente para a solenidade.

Premiações das categorias – Os alunos premiados na modalidade Desenho foram Marcos Vicente Santos Lopes (Cemus III “Prof. João Batista César”), Samuel Pietro Dantas Miranda (Escola Estadual “Prof.ª Benedita de Rezende”) e Filipe Lorenzo Santiago de Almeida (Colégio CEUNSP).

IMG 3118

Marcos Vicente Santos Lopes

 

IMG 3129

Samuel Pietro Dantas Miranda

 

IMG 3137

Filipe Lorenzo Santiago de Almeida

 

Na modalidade Cartaz, os alunos premiados foram Lucas Borges da Silva (Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”), Isabelly Teodoro Moreira da Silva (Escola Estadual “Prof.ª Mirinha Tonello”) e Rafaela de Souza Ferrari (Colégio Prudente de Moraes).

IMG 3182

Lucas Borges da Silva

 

IMG 3191

Isabelly Teodoro Moreira da Silva

 

IMG 3198

Rafaela de Souza Ferrari

 

A Comissão Julgadora também decidiu conceder uma menção honrosa para um trabalho na categoria Cartaz, de autoria do aluno com autismo infantil Gabriel Nascimento da Silva, do Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”.

IMG 3207

Gabriel Nascimento da Silva

 

As vencedoras na modalidade Texto Dissertativo-Argumentativo foram Lívia Maria Vitorino Ferreira (Escola Estadual “Prof. Tancredo do Amaral”), Isabela Fernandes Pinto (Colégio Prudente de Moraes) e Manuela Almeida Prado de Lima (Colégio Sapiência). As redações das alunas foram lidas, respectivamente, pelas professoras Luciene dos Santos Silva, Carla Alves e Cristiane Matos.

IMG 3277

Lívia Maria Vitorino Ferreira

 

IMG 3301

Isabela Fernandes Pinto

 

IMG 3327

Manuela Almeida Prado de Lima

 

A modalidade Fotografia teve como premiados os alunos Catarina Farina Silva (Colégio Sapiência) e Gabriel Cunha da Silva (Colégio Anglo Salto).

IMG 3340

Catarina Farina Silva

 

IMG 3349

Gabriel Cunha da Silva

 

“Prêmio Câmara Especial” – O “Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente”, que a cada ano é concedido a uma instituição, entidade, empresa ou profissional que se destaca na defesa do meio ambiente, foi entregue este ano ao senhor José Mauro Bezerra, que juntamente com alguns amigos e vizinhos cuida do chamado “Bosque da Vila Flora”.

Há cinco anos, o senhor José Mauro começou a plantar mudas de árvores na grande área verde localizada em frente à sua casa, na rua Palma de Ouro, conhecida como “Bosque da Vila Flora”. Ele começou a buscar tais mudas num ecoponto da cidade e, mais tarde, passou a recebê-las diretamente da Secretaria de Meio Ambiente para fazer os plantios. Com a ajuda de amigos e vizinhos, começou a cuidar do bosque em seu tempo livre, aos fins de semana.

Além dos plantios, ele faz a capinação do mato e coleta a água do córrego que passa dentro do bosque para regar as plantas. O senhor José Mauro calcula que mais de 600 mudas já foram plantadas desde 2018 até agora, inclusive de árvores frutíferas.

José Mauro Bezerra nasceu em Tupã, interior de São Paulo, e vive em Salto há 46 anos, residindo na Vila Flora há 32 anos. Casado com Assunta Antônia Kiel Bezerra, é pai de Aline, Aracéli e Fabiana, e avô de cinco netos.

IMG 3451

José Mauro Bezerra

 

Votos de Congratulações e Louvor – Durante a solenidade, também foi feita a entrega dos Votos de Congratulações e Louvor à empresa Kanjiko do Brasil, por meio do Requerimento nº 256/2023, aprovado na 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Salto, realizada no dia 02 de maio deste ano. A empresa foi representada na solenidade por Felipe Maia, Roberto Kenji, Márcia Frias, Evandro Soares e Luciana Suemi.

A Unidade Salto da Kanjiko recebeu o sétimo Prêmio Compliance ESG Brasil 2022, por seu desempenho exemplar no setor de Meio Ambiente. A empresa se destacou entre mais de quatro mil outras avaliadas e conquistou a terceira colocação na categoria de Sistema de Gestão de Meio Ambiente. O objetivo do prêmio é reconhecer empresas que buscam o cumprimento voluntário das leis e que têm critérios de autocontrole e autogestão em busca da sustentabilidade e integridade por meio do compliance com os pilares do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

IMG 3470

Kanjiko do Brasil

 

Autoridades presentes – Fizeram uso da palavra durante a cerimônia o reitor do CEUNSP, professor Marcel Fernando Inácio Cardozo; a secretária de Educação, Anna Noronha; o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia; o presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”; o vice-prefeito Edemilson Santos; e o prefeito Laerte Sonsin.

Também compareceram à solenidade os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Landim, Daniel Fraga Moreira Bertani, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. E, ainda, o secretário de Governo, Arildo Guadagnini; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Vanderlei Ribeiro.

Representando a CSO Ambiental, empresa apoiadora do XXII Prêmio Câmara, compareceu a analista ambiental da CSO Ambiental, Aline Gasparini Hernandes. Estiveram presentes também a presidente do Conselho Municipal de Educação, Evelize Assunta Padovani; e o vice-presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto), Paulo Takeyama.