comissao etica

Salto, 03 de abril de 2024

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 02, houve a definição dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara da Estância Turística de Salto, a qual dará andamento aos trabalhos referentes à representação por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Daniel Bertani – solicitando a cassação de seu mandato –, protocolada por Mércia Falcini, presidente municipal do partido político Podemos, legenda pela qual o vereador foi eleito.

A escolha dos membros foi feita com base no artigo 13 do Código de Ética Parlamentar da Estância Turística de Salto. Fazem parte da Comissão de Ética os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Fabio Jorge Rodrigues e José Benedito de Carvalho “Macaia”, que irão investigar a recente denúncia por importunação sexual por parte do vereador Daniel contra uma assessora parlamentar da Casa de Leis, seguindo os trabalhos conforme consta no Código de Ética, não podendo exceder 90 dias o prazo para deliberação do Plenário, no caso de processo que concluir pela perda do mandato (artigo 22, § 1º).

A Câmara de Salto ressalta que está comprometida em zelar pela integridade e segurança de todos os presentes em suas dependências e não tolerará comportamentos que violem a dignidade e o respeito humano. O Poder Legislativo saltense também reafirma seu compromisso com a integridade, a transparência, o respeito, a justiça e a segurança de todos os envolvidos.