visita frente parlamentar 5

Salto, 11 de julho de 2025

Os vereadores Antônio Moreira, Edemilson Santos, Michel Oliveira e Rogério Pinheiro, que compõem a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Turismo Religioso, visitaram na segunda-feira, dia 07, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat e seu entorno, bem como a Praça Antônio Vieira Tavares, a frente do Complexo da Cachoeira e o Pavilhão das Artes.

Durante a visita à paróquia, os representantes do Legislativo saltense constataram, dentre outras situações, que a entrada principal do templo não conta com rampas de acesso ou plataforma elevatória, nem mesmo corrimãos centrais ou laterais, além de haver, nas entradas laterais e traseira (Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós), acessos improvisados com inclinações fora do padrão da ABNT e de as portas serem pesadas, exigindo força física para sua abertura. No espaço interno do local os corredores laterais são estreitos, o que impossibilita o trânsito de cadeiras de rodas, e não há assentos reservados para PCDs ou pessoas com mobilidade reduzida.

visita frente parlamentar 1

A Frente Parlamentar identificou, no entorno da igreja, pavimentação com buracos e pedras soltas e piso tátil ausente ou danificado, degraus isolados sem rampas laterais, vagas insuficientes de estacionamento para PCDs e com pintura apagada e ausência de bolsão para embarque e desembarque de vans adaptadas. Também não há placas escritas em braile ou pictogramas, orientação visual e sonora sobre os pontos turísticos e opção de audiodescrição ou Libras nos eventos religiosos.

Outra necessidade apontada durante a visita são mais vagas de estacionamento dedicadas no entorno da paróquia, da Praça Antônio Viera Tavares e do Pavilhão das Artes – neste último local, os banheiros se encontram em más condições de conservação e higiene e com falta de barras de apoio, lavatórios acessíveis e sinalização visual adequada.

visita frente parlamentar 3

Como sugestões da Frente Parlamentar para a adequação da igreja matriz conforme a legislação vigente, estão a instalação de rampa frontal com corrimãos duplos e mais rampas de acesso da via para a calçada no entorno da igreja e na praça, a adequação de ao menos um banheiro acessível, a implementação de sinalização visual e tátil em todo o entorno da paróquia, a capacitação da equipe litúrgica para atendimento inclusivo; a transmissão de missas e eventos em Libras, a inserção de mapa tátil e placas com a inscrição “Você está aqui” e referências históricas, estudo técnico para adequação do pátio e vagas especiais e a instalação de dispositivo nas portas da igreja para torná-las de fácil abertura.

No que se refere à Praça Antônio Vieira Tavares, os vereadores apontam a ausência de instalações sanitárias próximas e acessíveis e a presença frequente de indivíduos em condição de vulnerabilidade no coreto, e salientam que tal realidade exige intervenção integrada e respeitosa dos órgãos de assistência social e da sociedade civil, tendo em vista o comprometimento do uso pleno do espaço público por famílias e turistas.

visita frente parlamentar 4

A fim de tratar dessa situação de invisibilidade social e exclusão histórica, os integrantes da Frente Parlamentar propõem uma articulação com a Secretaria de Ação Social e Cidadania, pastorais e movimentos, para a realização de uma abordagem humanizada, com escuta ativa e levantamento individualizado de nome, origem, situação familiar e interesse em receber ajuda, além da criação de um programa de acolhimento temporário e direcionamento ao CAPS, bem como a inserção de entidades religiosas, ONGs e voluntários.

“A visita foi bastante proveitosa e demonstrou que a região central de Salto ainda precisa de importantes avanços tanto na estrutura de acessibilidade quanto nas políticas de inclusão social. A Frente Parlamentar reforça seu compromisso com a dignidade humana e a equidade, propondo medidas concretas e imediatas para transformar o centro histórico da cidade num espaço acolhedor, seguro e acessível para todos”, ressaltam os vereadores.

 

*Com fotos e informações de responsabilidade do gabinete do vereador Antônio Moreira Sobrinho.