
Salto, 24 de novembro de 2025
A Câmara de Salto recebeu na sexta-feira, dia 14, o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Luciano, e a secretária de Comunicação e Turismo, Iara Gonzaga Bortoluci – para a prestação de contas semestral em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM). Já na segunda-feira, dia 17, foi realizada a prestação de contas da pasta de Ação Social e Cidadania, comandada pela secretária Cláudia Cardoso Barichello Rodrigues.
Meio Ambiente – O secretário José Antônio apresentou as ações realizadas pela pasta nos últimos meses, como os serviços de limpeza prestados pela CSO Ambiental, os detalhes referentes ao projeto do futuro canil e do futuro parque linear, o relatório de multas aplicadas pela secretaria – envolvendo mato alto, queimadas, podas irregulares de árvores, acúmulo de entulho e descarte irregular –, os dados referentes à arborização urbana, as hortas comunitárias, o monitoramento dos córregos do Ajudante e do Santa Cruz, as melhorias promovidas nas praças do município, o resgate de animais silvestres, as castrações realizadas e as ações de educação ambiental.

Comunicação e Turismo – A secretária Iara, por sua vez, exibiu um vídeo mostrando as mais recentes melhorias implantadas pela pasta, incluindo a instalação de novos painéis explicativos sobre os pontos turísticos, avanços na acessibilidade por meio de novos brinquedos adaptados e rampas de acesso, o retorno do reconhecimento de Salto como “município turístico” no Mapa do Turismo Brasileiro, a visita dos servidores da secretaria a todos os hotéis e pousadas da cidade para ouvir as demandas do setor, a finalização das obras da Barra e do sanitário do Pavilhão das Artes, a busca de alternativas viáveis para iniciar o funcionamento do Planetário e o lançamento, em dezembro, do portal visitesalto.com.br, além de página no Instagram.

Ação Social e Cidadania – E a secretária Cláudia destacou, em sua apresentação, a criação da Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocupada por Bruno Tana, o qual ressaltou a importância de tornar a cidade mais inclusive a acessível. A chefe da pasta abordou também as ações dos conselhos municipais vinculados ao Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, a Conferência Municipal de Assistência Social, a relação de recursos enviados este ano para as organizações da sociedade civil, os atendimentos da Proteção Social Básica realizados nos CRAS, o número de pessoas inscritas nas oficinas ofertadas, as atividades externas promovidas pelos CRAS e pelo Centro de Convivência do Idoso, os dados da Proteção Social Especial, os atendimentos do CREAS e detalhes do trabalho do Departamento de Vigilância Socioassistencial, dentre outras informações que foram prestadas pela equipe da secretaria.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu as reuniões, que contaram com a participação dos vereadores Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também esteve presente às reuniões o secretário de Governo, Gilmar Mazetto.
Adiamento de reunião – Também na segunda-feira, dia 17, aconteceria a reunião entre os vereadores e o secretário de Cultura, Sandro Bergamo, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), todavia a reunião foi adiada. A nova data ainda será divulgada.
**Confira o vídeo da reunião com os secretários:
TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb
Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto