solenidade escoteiros 19 04 2022 1

Salto, 20 de abril de 2022

Na noite de terça-feira, dia 19, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou sessão solene comemorativa ao Dia Mundial do Escoteiro, na qual foram homenageados colaboradores e chefes do Grupo Escoteiro “Taperá”.

A solenidade faz parte da “Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Escoteiro”, instituída em Salto pela Lei nº 3.587/2016, de autoria dos ex-vereadores Willhes Gomes da Silva e José Solano de Oliveira “Zezinho Cabeleireiro”.

Fundado em 1993, o Grupo Escoteiro “Taperá” vai completar em 29 anos em 2022 e foi declarado de Utilidade Pública pela Lei nº 2.576/2004.

solenidade escoteiros 19 04 2022 2

Homenageados: chefe Paulo Alexandre de Marins Celante, Corpo de Bombeiros de Salto (representado pelo Cabo PM Elias), chefe Carla Domingues Vieira Dal Soglio, chefe Lívia Noronha Pedro e ASPAS (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos), representada por Rogério Carlos Lamana e Suzana dos Santos Lamana

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, e contou com a participação dos vereadores Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto e José Benedito de Carvalho “Macaia”, além do prefeito Laerte Sonsin Júnior. Também compuseram a mesa a diretora-presidente do Grupo Taperá, Conceição de Souza Noronha, e o comissário do 21º Distrito Escoteiro (Rota dos Bandeirantes), Silvio Ferreira Teijeira.

Na cerimônia, foi apresentado um resumo sobre o escotismo no mundo, bem como o histórico do Grupo Taperá. Em seguida, os vereadores e o prefeito entregaram certificados para os homenageados: os chefes escoteiros Paulo Alexandre de Marins Celante, Lívia Noronha Pedro e Carla Domingues Vieira Dal Soglio. Também foram homenageados durante a sessão solene os chefes Juliano Frederico Fusco, Iside Maria de Paula Soares, Milena Luciana Justino da Silva e Thiago de Noronha Dinardi, porém eles não puderam comparecer ao evento e seus certificados lhes serão entregues posteriormente pelo Grupo Taperá.

solenidade escoteiros 19 04 2022 3

O Cabo PM Elias, representando o Corpo de Bombeiros de Salto, bem como Rogério Carlos Lamana e Suzana dos Santos Lamana, representando a ASPAS (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos), receberam homenagens como colaboradores do Grupo Taperá. Ana Lidia Fernandes Boff, técnica de Enfermagem que também já colaborou com os escoteiros, não pôde comparecer ao evento e receberá seu certificado posteriormente.

Durante a solenidade, foram entoados o Hino Escoteiro “Rataplan” e a “Canção da Despedida”, além de ter sido feita a oração escoteira, seguida por palmas escoteiras.

Confira na íntegra o vídeo da solenidade:

TV Web: https://bit.ly/3vD4iT0

Facebook: https://bit.ly/381ioFr