vereador cordeiro clinica moutonnee 2

Salto, 02 de junho de 2022

Na terça-feira, dia 31, o vereador Antônio Cordeiro dos Santos protocolou documento no Ministério Público – Promotoria de Justiça de Salto, tratando de representação frente ao prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, e o secretário de Saúde, Marcio Conrado.

O parlamentar solicitou que seja apurada a conduta dos agentes representados para que, na forma da lei, sejam responsabilizados pela inércia, ineficiência e falta de planejamento, considerando que a Clínica de Saúde localizada na rodovia Rocha Moutonnée, construída há alguns anos, até o momento não iniciou as suas atividades.

Dentre os anexos da representação, consta ofício do Executivo afirmando que a previsão é que, neste ano, comecem os atendimentos na clínica. “Causa-nos estranheza e preocupação a excessiva morosidade em iniciar os serviços no próprio municipal”, destacou Cordeiro.

Com relação aos valores, foi enfatizado que – até o final de 2020 – já haviam sido pagos mais de dois milhões de reais. “Não há justificativa razoável para gastos deste volume sem trazer benefícios concretos para a população”.

vereador cordeiro clinica moutonnee 3

Além disso, o vereador apontou sua preocupação de que a atual administração esteja utilizando a demora na entrega da obra para fins políticos, uma vez que fora iniciada na gestão anterior; ressaltando o fato da Prefeitura ter esclarecido, em 2021, a necessidade de realizar obras na clínica, mas que não há informações mais recentes sobre o seu andamento.

Com intuito de complementar o exposto, no documento encaminhado ao promotor também foi dado ênfase na situação da Unidade Básica de Saúde do Salto de São José. “É um espaço inadequado para atender aos moradores dos bairros Salto de São José, Guaraú, São Pedro e São Paulo, Madre Paulina e arredores”. Ademais, Cordeiro reforçou que a UBS fica próxima à unidade de educação infantil vinculada ao Cemus VII e a transferência das instalações de saúde para a nova clínica possibilitaria a conversão do prédio atual em creche, diminuindo o déficit de vagas.

*Com informações e fotos encaminhadas pelo vereador Antônio Cordeiro dos Santos.