homenageados e autoridades

Salto, 21 de setembro de 2022

A Câmara da Estância Turística de Salto, na noite de terça-feira, dia 20, realizou uma sessão solene comemorativa aos profissionais de Educação Física.

Neste ano, em parceria com o CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região) foram homenageados - César Adriano Dias Vecina e Vagner Roberto Bergamo, os quais receberam a Medalha de Mérito da Educação Física. Já o Prêmio Benemérito da Educação Física foi concedido a João Serapião de Aguiar. Também foram entregues certificados e estatuetas representando o Discóbolo de Mirón (símbolo da Educação Física, aprovado por Resolução do Conselho Federal da categoria).

Em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de Salto foi feita homenagem a: Valmir Rogério Halter, sendo agraciado com certificado e uma placa de Mérito Esportivo. Na ocasião, o senhor Carlos Alberto Éffori não pôde comparecer ao evento e a entrega de suas homenagens será feita, em momento oportuno, pelo secretário de Esportes.

publico

A cerimônia contou com a presença de parentes e amigos dos homenageados, além do prefeito de Salto, Laerte Sonsin, o secretário de Esportes e Lazer de Salto, Valdir Líbero, o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, Humberto Panzetti, as delegadas do CREF – Cynara Cristina Domingues Alves Pereira e Valéria Bonatti, e os coordenadores dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino – Bruno Nogueira e Paula Bergamo.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, Cícero Granjeiro Landim, e ainda estiveram presentes os vereadores Fabio Jorge, Daniel Bertani, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva, Henrique Balseiros, Antônio Cordeiro dos Santos e Gideon Tavares.

Homenagem – Em Salto, o “Dia Municipal do Profissional de Educação Física” foi instituído pela Lei nº 3.755/2018, de autoria do vereador Cícero Granjeiro Landim – visando contribuir para a valorização destes profissionais.

homenageados

Sobre os homenageados:

- César Adriano Dias Vecina – Possui Licenciatura plena em Educação Física – sendo formado pela Puccamp, em 1990. Especialização Latu Sensu em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba. Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Salto, como técnico esportivo de voleibol feminino. Atuou na escola Sagrada Família, em Salto e Escola Estadual Leonor Fernandes da Silva. Em Itu, trabalhou na academia Alongue-se e no Ceunsp. Possui cursos em educação física, fisioterapia, biomedicina, farmácia, enfermagem, nutrição e fonoaudiologia. De 2009 a 2011 foi professor do curso de Pós-Graducação, na FMU –  em São Paulo, ministrando as disciplinas de Anatomia Humana frente ao Envelhecimento e Patologias do Envelhecimento.

- Vagner Roberto Bergamo - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado em Educação pela Unimep e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambos na área do Talento Esportivo, modalidade Basquetebol Feminino. Atuou na docência do Ensino Superior por mais de 30 anos (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e na Universidade Metodista de Piracicaba, desenvolvendo projeto de extensão na área da deficiência intelectual e projeto de iniciação científica na área de saúde pública. Na área acadêmica ministrou as disciplinas de Basquetebol, Crescimento e Desempenho Físico, entre outros. Em Salto exerceu cargo de diretor e também de Secretário de Esportes. Coordenador pedagógico e diretor do curso de Educação Física (PUC-campinas), coordenador de esportes para pessoas com deficiência (PUC-Campinas) e membro voluntário do staff da fundação Special Olympics Brasil por mais de 18 anos. Como profissional atuou como técnico de natação, atletismo e basquetebol; como preparador físico atuou no basquetebol feminino (clube e seleção brasileira). Chefiou as delegações brasileiras da Special Olympics Brasil nos Jogos Mundiais de Inverno e também nos Jogos Mundiais de Verão.

- João Serapião de Aguiar – Graduado em Educação Física e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual também especializou-se em Futebol. Possui mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor de educação física em escolas estaduais. Como psicólogo, foi um dos primeiros do Brasil a atuar no futebol, iniciando sua carreira no Guarani de Campinas (inclusive na campanha inédita do clube, de campeão brasileiro em 1978), e com trabalhos também na Ponte Preta de Campinas, Santos, Cruzeiro, Corinthians, Atlético Paranaense e Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Autor de dois livros, além de inúmeros artigos publicados em periódicos científicos, do Brasil e do exterior. Também exerceu algumas funções de comando ao longo da carreira na PUC de Campinas: sendo vice-diretor e diretor da Faculdade de Educação Física. Coordenador do curso de especialização em Educação Física e Esportes - modalidades basquetebol e voleibol.

- Valmir Rogério Halter - É autônomo e sócio proprietário da L. Halter Agenciamento de Atletas. Também atua como treinador mental de atletas para melhora de performance. Faz mentoria para familiares de atletas em formação. Palestrante para pais de equipes esportivas e pais de equipes esportivas em formação e sobre alta performance profissional. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física há 27 anos. Pós graduação em Metodologia de Ensino na Educação Superior; e também em Psicologia no Esporte. Especificamente como profissional de educação física atuou de 1998 ao início de 2019 em diversos locais. Na área educacional atuou como professor de educação física lecionou em escolas estaduais de salto, e em escolas de outras cidades, em Itapevi e Itu. Na área desportiva, atuou na empresa Brasital Santista, como técnico da equipe feminina de atletismo dos jogos operários do SESI. No Guarani Saltense Atlético Clube foi preparador físico da equipe amadora de futebol e escolinha de futebol. Na Associação Atlética Saltense atuou como preparador físico das equipes amadoras de futebol; professor na escola de futebol e futsal; professor de natação e de musculação; professor responsável pelo clube no CREF; coordenador de atividades esportivas e recreativas dos associados.

- Carlos Alberto Éffori - Foi presidente do Instituto de Pesquisa e Estudo da Qualidade de Vida (entidade qualificada pelo Ministério da Justiça). Jornalista e Publicitário. Atuou como consultor técnico do extinto Instituto de Pesquisa, Estudos e Assessoria do Congresso Nacional. Também foi assessor técnico da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Câmara dos Deputados. Trabalhou como professor de Educação Física (PUC - Campinas). Pós-graduado em MBA em Gestão de Esporte. Em Salto, atuou na Comissão Municipal de Esportes e foi professor no SESI. Em 1978, mudou-se para Brasília onde atuou como gerente de esportes do SESI. Foi coordenador de natação nos Jogos Católicos de Brasília. A partir de 1985, na Câmara dos Deputados, trabalhou como assessor técnico da Comissão de Esportes e Turismo. Em 2005, foi convidado para trabalhar na Secretaria Extraordinária de Esportes.

valmir

Homenageado: Valmir Rogério Halter 

cesar

Homenageado: César Adriano Dias Vecina 

vagner

Homenageado: Vagner Roberto Bergamo

serapiao

Homenageado: João Serapião de Aguiar

 

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene:

TV Web: https://bit.ly/3BY1owk

Facebook: https://bit.ly/3S3VjE6