reuniao secretario meio ambiente 16 09 2022 1

Salto, 22 de setembro de 2022

O secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Roberto Garcia, esteve na Câmara de Salto na tarde da última sexta-feira, dia 16, em atendimento ao Requerimento nº 218/2022, de autoria do vereador Antônio Cordeiro dos Santos, votado e aprovado na sessão ordinária do dia 12 de julho.

A presença do secretário à Casa de Leis foi para prestar esclarecimentos acerca dos eventos que culminaram na exoneração do ex-secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Antônio Dalla Vecchia. Inicialmente, Flávio disse que é prerrogativa exclusiva do prefeito a nomeação e exoneração dos secretários municipais e que “adentrar nos motivos e particularidades que deram ensejo ao desligamento do Oswaldo da secretaria, eu estaria não apenas sendo invasivo, como até deselegante com ambos, com quem tenho amizade e nutro profundo respeito”.

Flávio também disse que a posição do ex-secretário era de que as famílias que vivem na ocupação irregular “deveriam ser retiradas daquela situação e levadas para outra área pública, quer dizer, substituir uma situação precária por outra situação precária, ainda que provisória. É nisso que nós divergimos, porque me foi colocado que existe já um plano definitivo e mais adequado para essas pessoas”, explicou.

O atual secretário afirmou que o local da ocupação irregular fica numa área de preservação permanente (APP) próxima ao ribeirão Buru, na rua Lazio, no bairro João Jabour, e que é estimado o número de 15 famílias vivendo lá, sendo que elas são acompanhadas pela Secretaria de Ação Social e Cidadania. As famílias que ocupam há mais tempo o espaço, segundo o secretário, estão no local há mais de 20 anos.

reuniao secretario meio ambiente 16 09 2022 2

Flávio explicou que existe, por parte da prefeitura, um projeto sério de realocação daquelas famílias, de forma definitiva, para uma área adequada, seguida da recomposição do local atualmente ocupado irregularmente, por meio de plantios, conscientizando a população sobre a importância da preservação do meio ambiente fazendo um monitoramento constante com a finalidade de evitar a ocorrência de novas invasões.

Ele também ressaltou que considera primordial a retirada das pessoas que habitam aquela região, tanto para obedecer à legislação ambiental quanto para preservar a integridade física e a vida daqueles moradores, porém apenas a partir do momento em que houver um destino certo para eles. Disse ainda que detalhes a respeito da realocação das famílias devem ser obtidos junto às secretarias de Governo e de Ação Social e Cidadania.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim. Estiveram presentes os vereadores Fabio Jorge, Edival Pereira Rosa “Preto”, Antônio Cordeiro dos Santos, Gideon Tavares e Henrique Balseiros. Também compareceu o chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Vanderlei Ribeiro.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3xvY09o

Facebook: https://bit.ly/3xxvtQS