solenidade titulos 1

Salto, 13 de dezembro de 2022

Na segunda-feira, dia 12, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Saltense. Receberam o título de cidadania os senhores Eduardo Paranhos Miotto (Decreto Legislativo nº 02/2022, de autoria dos vereadores Fabio Jorge Rodrigues e Vinícius Saudino de Moraes) e Luiz Roberto da Silveira Castro (Decreto Legislativo nº 03/2022, de autoria do vereador Vinícius Saudino de Moraes).

O presidente da Câmara, vereador Cícero Landim, conduziu os trabalhos da cerimônia, que contou com a participação dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Gideon Tavares, Henrique Balseiros, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. Além de parentes e amigos dos homenageados, a sessão solene também contou com a presença do prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior.

solenidade titulos 2

Homenageados: Eduardo Paranhos Miotto e Luiz Roberto da Silveira Castro

Sobre os homenageados:

solenidade titulos 3

EDUARDO PARANHOS MIOTTO: Eduardo Paranhos Miotto nasceu em São Paulo em 1976, e mora atualmente em Itu. É diretor geral da EPM Empreendimentos e Participações Ltda. Filho de Vania Paranhos e Carlos Roberto Miotto, Eduardo é divorciado e tem um filho de 13 anos: Mateus de Oliveira Miotto. Formado em Economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Eduardo possui curso complementar pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Ele iniciou sua vida profissional como estagiário, incentivado pelo pai (advogado) e pela mãe (desembargadora). Tinha desde criança uma veia empreendedora, mas seus pais sempre acharam que ele deveria entrar em uma empresa para estagiar por diversas áreas e ganhar experiência e maturidade, antes de se lançar ao empreendedorismo. Foi assim que, ainda jovem, cursando a faculdade de economia, ingressou em seu primeiro estágio, numa empresa de engenharia, trabalhando inicialmente na área financeira e, depois, em outras áreas da empresa. Mais tarde, Eduardo ingressou em duas consultorias multinacionais, trabalhando no desenvolvimento de planos de incentivos de curto e longo prazos, envolvendo-se com grandes empresas e executivos dos mais diversos níveis hierárquicos.

Paralelo a esse trabalho e sempre com a cabeça de empreendedor, Eduardo convenceu seu pai, totalmente avesso a riscos, a investir em um negócio com um amigo da família. No caso, um loteamento na zona leste de São Paulo. O senhor Roberto Haddad, amigo de seu avô e de seu pai, foi quem proporcionou essa oportunidade. Com esse aprendizado, Eduardo abriria, anos mais tarde, a EPM Empreendimentos, empresa fundada por ele há 19 anos e onde é diretor geral. A empresa se dedica à execução de loteamentos e fica sediada aqui em Salto.

Ele também nos conta que a primeira cidade do interior na qual a EPM investiu foi Salto. Na época, a sede da empresa ficava em São Paulo, e muitos amigos e profissionais com quem Eduardo se relacionava achavam uma loucura investir em Salto. Porém, na época sua família tinha uma casa de campo aqui na cidade, e Eduardo tinha uma visão de que em Salto, por sua localização estratégica, tudo iria acontecer mais rápido se tivessem boa gestão pública, e a certeza era de que iria dar certo. Além de diversos empreendimentos na cidade, a EPM lançou neste ano o Distrito Industrial Vanguarda, por meio do qual serão destinados mais de 260 mil m2 para o desenvolvimento e a instalação de novas empresas, com unidades a partir de 400 m2.

solenidade titulos 4

LUIZ ROBERTO DA SILVEIRA CASTRO: Luiz Roberto da Silveira Castro nasceu em Itu em 1943, e mora atualmente em Salto. Licenciado em Matemática pela USP (Universidade de São Paulo), fundou o Colégio Prudente de Moraes há 30 anos, em 1992, do qual é diretor presidente, mantenedor e até hoje atua como diretor financeiro. Filho de Luiz Gama de Castro e Zélia da Silveira Castro, Luiz Roberto é casado com Rosmarie da Silveira Castro e tem duas filhas: Adriana Castro Martins e Mariana Castro Topczewski.

Luiz Roberto atua na área educacional há 55 anos. Foi um dos fundadores do Colégio Galileu Galilei, do Curso Intergraus, do Colégio Terras e do Grupo Associação de Escolas Particulares, o qual presidiu por quatro mandatos consecutivos e que teve como associados, entre outros: Colégio Bandeirantes, Escola Móbile, Porto Seguro, Lourenço Castanho, Vera Cruz e Magno. Também foi fundador e diretor geral da Faculdade Prudente de Moraes, e membro, por nove anos, do Conselho Estadual de Educação, no qual presidiu as Câmaras de Ensino de Primeiro e Segundo Graus, a Comissão de Planejamento e a Comissão de Encargos Educacionais.

Como docente, Luiz Roberto atuou no Colégio Santa Cruz, Colégio Bandeirantes, Colégio Rio Branco, Colégio Terras, Curso Anglo Latino de São Paulo, Curso Intergraus, Equipe Vestibulares, Curso Pré-Médico, Curso Universitário de Itu e PUC São Paulo. Também prestou consultoria ao Grupo Pitágoras (hoje Kroton), Colégio Bandeirantes, Colégio Mater Dei, Escola Quarup, Grupo Associação de Escolas Particulares, Colégio Sion de São Paulo e do Rio de Janeiro e FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Luiz Roberto foi ainda coautor de três coleções de matemática para ensino médio, das editoras Moderna e Atual, das quais eram coautores Gelson Iezzi, Antonio dos Santos Machado e Nilson José Machado. E, na área econômica, foi diretor da MCM Consultores Associados, na qual também eram diretores Gustavo Loyola, Mailson da Nóbrega e Celso Luiz Marrone.

solenidade titulos 5

**Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene:

TV Web: https://bit.ly/3FNF4aw

Facebook: https://bit.ly/3FNua4B