combate-às-drogas-botucatu

Na tarde da última terça-feira, os Vereadores João Leite Ramalho e Edival Pereira Rosa foram até a cidade de Botucatu, onde solicitaram via ofício ao Prefeito daquele município, João Cury Neto, para que analise a possibilidade de parceria entre o Serviço de Atenção e Referência em álcool e drogas com a cidade de Salto. O Serviço faz parte do Programa Recomeço, do Governo do Estado e sob a responsabilidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Segundo João Ramalho, a necessidade da parceria se dá pelo número de pessoas que precisam de internação e cuidado, e muitas vezes não tem condições de arcar com um tratamento particular.

Os Vereadores visitaram o Serviço de Referência, onde foram recebidos pela Diretora Geral, Janice Megid.Os Representantes do Legislativoinformaram que o objetivo da visita foi empenhar esforços para oferecer alternativas às pessoas em Salto que passam por problemas relacionados a álcool e drogas e dar atenção especial aos dependentes químicos. O Vereador João Ramalho destacou também que tem lutado para encontrar um caminho viável e legal para os dependentes químicos.

De acordo com a Diretora Geral do Serviço, a unidade é uma parceria com o Governo do Estado e recebe pessoas das cidades da região que são encaminhados por meio do CAPS-AD. Ainda, o Hospital tem estrutura para receber até 200 pacientes e realiza o tratamento clinico e ocupacional. Todo o tratamento oferecido dura em média nove meses, sendo que o tempo de internação é de 15 dias, após esse período, o paciente passa apenas o período diurno no Hospital.

Na oportunidade, os Vereadores questionaram se o Hospital atende pelo SUS ou outro órgão, quais os documentos necessários para apresentar; quais os procedimentos devem ser tomados; bem como outras informações necessárias para ter autorização para internação.