solene professor 2023 3

Salto, 18 de outubro de 2023

A Câmara da Estância Turística de Salto, na terça-feira, dia 17, realizou Sessão Solene comemorativa ao Dia do Professor.

Neste ano, foram homenageadas: Evelize Assunta Padovani e Silvia Helena de Castro – pelos relevantes serviços prestados à educação de nosso município, com a indicação tendo sido feita pelos membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Salto, Laerte Sonsin; a secretária de Educação, Anna Noronha; a representante da APEOESP-Salto, Mara Rúbia; o comandante do Pelotão de Bombeiros, tenente Jean Willian de Moraes “Fonseca”; além de parentes e amigos das homenageadas.

Participaram da solenidade os vereadores: Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Vinícius Saudino, Antônio Cordeiro, Cícero Landim, Henrique Balseiros, Gideon Tavares, Ezequiel Damasceno “Kiel”, Alessandro Dernival da Silva, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Fabio Jorge.

Os professores presentes no público foram agraciados com botões de rosa entregues pelos parlamentares. Na sequência, foi feita a leitura do histórico profissional das homenageadas – Evelize e Silvia Helena - e apresentação de breve vídeo com fotos. Na ocasião, as homenageadas receberam dos vereadores certificado e vaso de flor.

solene professor 2023 4

Sobre as homenageadas:

– EVELIZE ASSUNTA PADOVANI - Nascida em Salto. Frequentou a creche Brasital, onde seus pais eram operários. Trabalhou como escrevente de cartório, de 1980 a 1988. E, com a família Pravatta e na escola Sagrada Família. Formou-se em Letras. Desde 1986, vem exercendo ativamente diversas funções na área da educação, tendo iniciado a sua trajetória em escolas estaduais de Salto, como professora de Português. Também, como professora, trabalhou em Cemus; e no Sesi de Salto e de Itu. Exerceu a função de coordenadora pedagógica em diversas escolas estaduais. É apreciadora das artes, como música, teatro e dança, tendo participado como diretora da primeira Mostra de Teatro Estudantil de Salto, em 1989, com a peça “A vida é um sonho”. Após formar-se em Pedagogia, pôde participar de um concurso público para supervisor de ensino. E 2011, deixa de ser professora e assume o cargo de supervisora de ensino. Evelize também é formada em Gestão Pública pela USP, Educação Especial pela Unesp, e Gestão Supervisora pela Unicamp. Em 2011, assumiu em Guarulhos o cargo de supervisora de ensino, tendo sido transferida para Votorantim e depois para Itu; e de 2020 até os dias atuais, está na diretoria de ensino da região de Capivari, como supervisora de ensino de 38 escolas em 7 cidades. Desde 2017, exerce como voluntária o cargo de presidente do Conselho Municipal de Educação de Salto, e é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Supervisores de Ensino de São Paulo.

solene professor 2023 1

– SILVIA HELENA DE CASTRO - Nascida em Salto. Aos 18 anos teve como seu primeiro emprego registrada na Brasital, onde aprendeu a costurar. Aos 20 anos, conseguiu trabalho em duas confecções. Depois foi trabalhar como costureira na York. Quando ficou novamente desempregada, deparou-se com uma escolinha infantil, a Catatau, que estava se instalando perto de sua residência, com incentivo da sua irmã, foi à escola pedir emprego. De imediato, foi contratada como faxineira, com o passar do tempo, aos poucos, foi conquistando seu espaço e exerceu atividades variadas, como inspetora, atendente e também auxiliava as professoras quando necessitavam. Com o desejo de continuar aprendendo e fazer a diferença, decidiu fazer Magistério e em seguida ingressar na faculdade de Pedagogia. Ao concluir a graduação, ela não acreditava, que de costureira conseguiu se formar como professora. Começou a lecionar de fato na rede estadual em 1984 como estagiária e, em 1994, começou a lecionar na rede municipal de Salto. Atualmente, mesmo após alguns anos de aposentadoria, ainda compartilha seu conhecimento aos alunos da escola Profª Maria Constança de Miranda Campos, onde leciona para uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Vale ressaltar, que Silvia, desde pequena, acompanhou os passos da família que tem importante participação na trajetória da Associação Instrutiva e Recreativa “José do Patrocínio”, auxiliando por anos na organização dos eventos e atividades que eram realizados. Além disso, é hoje a grande guardiã da história de sua família, reunindo documentos registrados em cartório, fotos, jornais e escritos.

solene professor 2023 2

*Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do Dia do Professor:

TV Web: https://acesse.one/JCivw

Facebook: https://acesse.one/4IZVI