Salto, 24 de setembro de 2025
Nesta semana, a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Turismo Religioso divulgou o relatório referente à reunião do dia 17 de setembro, realizada na Prefeitura de Salto, para discutir a viabilidade de implantação de projetos voltados à acessibilidade, bem como políticas de inclusão e desenvolvimento turístico na cidade.
Participaram do encontro os vereadores Antônio Moreira, Edemilson Santos, Rogério Pinheiro; e os assessores parlamentares Eduardo Posseti (representando o vereador Michel Oliveira) e Everton Cruz; e também o prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o secretário de Governo, Gilmar Mazetto; a secretária de Ação Social e Cidadania, Cláudia Barichello Rodrigues; e o subsecretário Raisuli Hudson.
Na reunião foram debatidos diversos temas relativos à implementação de melhorias que tornem a cidade mais acessível e inclusiva, movimento impulsionado inicialmente pela história de vida e missão de Maria de Lourdes Guarda e seu processo em curso junto ao Vaticano para torná-la venerável.
Além disso, tratou-se da necessidade de investimentos, uma vez que a expectativa é de que aumente o turismo religioso na cidade em função da Serva de Deus, e, de um modo geral, que aumente o turismo em Salto. E, que a inclusão de pessoas com deficiência pode posicionar a cidade como referência nacional em acessibilidade turística.
Com relação à estrutura, foram levantados pontos que precisam de melhorias, como a instalação de restaurantes nos parques, e mais preparação do comércio e rede hoteleira para receber visitantes e peregrinos.
Sugestões apresentadas – Os participantes da reunião sugeriram a implementação de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão; planejamento de melhorias estruturais e organizacionais para preparar a cidade em médio prazo; e articulação entre os governos municipal, estadual e federal para garantir efetividade na aplicação das verbas.
Conclusão – A reunião demonstrou grande expectativa diante do potencial do município para se tornar um expressivo polo de turismo religioso acessível, com o empenho em superar entraves legais e investir em infraestrutura adequada. Ressaltando-se a importância da articulação com setores privados (hotéis, comércio, restaurantes) e políticas públicas específicas. Por fim, foi enaltecido o trabalho da Casa de Leis, com a criação da Frente Parlamentar e aprovação de leis, buscando garantir direitos e reconhecimento às pessoas com deficiência.
- Confira o relatório na íntegra:
https://camarasalto.sp.gov.br/frentes-parlamentares/category/513-relatorios
*Com informações enviadas pelo setor de Políticas Públicas da Câmara de Salto.