edemilson-poluição-rio-tietê

O Vereador Edemilson Santos participou da 1ª Conferência de Inovações e Desafios do Saneamento do Rio Tietê, realizado pela empresa Conasa/Sanesalto com o apoio da Prefeitura de Salto, com o objetivo de envolver a sociedade nas discussões em torno das soluções de saneamento deste rio tão sofrido.

Após a palestra de renomados convidados, ocorreu a Mesa Redonda coordenada por Édison Carlos, com as presenças do diretor da Conasa/Sanesalto, gerente da CETESB, Domênico Tremaroli e o secretário do Meio Ambiente de Salto João de Conti.

Em relação à poluição do rio Jundiaí que faz junção com o Tietê, o Vereador Edemilson Santos questionou o gerente da CETESB: “Estou só vendo elogios ao Rio Jundiaí, mas eu tenho uma grande preocupação. É o meu primeiro mandato e desde o início tenho feito um trabalho grande em relação à questão ambiental. Tenho observado as melhorias em diversos pontos, por exemplo, quando o rio chega no município de Salto nas proximidades do bairro Nações a água tem uma qualidade, porém nas proximidades do bairro Estação, é totalmente diferente. Neste trecho as indústrias começam a jogar seus resíduos, talvez neste trecho deve ter o pior nível, é uma água turva, negra, não dá para acreditar, não dá para entender. O que quero questionar é: Como está funcionando o sistema de monitoramento da CETESB, porque eu tenho feito diversas ações, encaminhado solicitações e não recebi resposta alguma, principalmente na questão da Eucatex, pois o rio tem vida até antes da empresa, depois não mais até chegar ao Rio Tietê?”, posicionou-se o vereador.

Em resposta, Domênico disse que neste trecho entre a Ponte da rua Japão e a foz no Tietê, “só temos um lançamento, que é da Eucatex”. O gerente da CETESB afirmou que a empresa tem pendências, no sentido de melhorar o seu lançamento e que esse é um dos lugares que mais tem preocupação. “Temos outro em Indaiatuba, temos perspectiva de conquistar resultados mais expressivos. O monitoramento existe e é publico. Nos próximos meses estaremos vindo à Eucatex para fazer uma avaliação geral dos planos de resíduos, quando o caso é mais expressivo a gente leva ao conhecimento da Promotoria Pública, para ter conhecimento do que estamos fazendo e também cobrar dos envolvidos”, declarou.

Nesta tarde de quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o vereador Edemilson acompanhou a chegada do ecoesportista Dan Robson, no final de sua expedição pelo rio Jundiaí, que encerrou em Salto, com o objetivo de colher água para análises do grau de poluição. Dan Robson esteve presente na Conferência e ministrou uma palestra falando de todas as suas expedições pelos rios.

Na foto: O ecoesportista Dan Robson junto ao gerente da Conasa/Sanesalto, André Veloso, o secretário do Meio Ambiente, João De Conti Neto e o vereador Edemilson Santos.