agua itu 02-10-2014 site

O Vereador Edemilson Pereira dos Santos solicitou através de um Ofício, para que seja feito um estudo da possibilidade do SAAE de Salto fornecer água para a cidade de Itu, que sofre desde fevereiro com racionamento rigoroso.

“Nossa produção de água atualmente é de grande quantidade, inclusive milhares de litros são dispensados por falta de reservatório, assim ajudaria a população vizinha que vive a maior crise hídrica de sua história”, cita o Vereador.

Segundo sugestão de Edemilson, a ação seria por um curto espaço de tempo, podendo ser suspenso caso o abastecimento de Salto seja comprometido. “O Município vizinho, se acaso se interessasse, passaria ser responsável por toda e qualquer despesa para o fornecimento do líquido”, completa.

De acordo com apuração do Representante do Poder Legislativo Saltense, atualmente a capacidade da Estação de Tratamento de Água Bela Vista é em média 30 milhões de litros de água tratada por dia e o desperdício de água tratada para a lavagem e limpeza de filtros, é em média 400 mil litros, que vai diretamente para a rede de galeria pluvial, sem contar que 50% da água coletada da Fazenda Conceição quem vem para a ETA Bela Vista por gravidade, também é jogada fora.

“Estamos acompanhando e vendo diariamente a situação de emergência que vive nossa cidade irmã e através de um Projeto de Lei, a Câmara Municipal estudaria a autorização para o fornecimento de água por meio de um convênio, conforme permite a Lei Federal, onde existe a possibilidade da prestação do serviço ser regionalizada. Já tratei disso com representantes do SAAE numa Audiência Pública que aconteceu nessa semana na Casa de Leis, sendo sinalizada a possibilidade de estudo e convênio”, informa Edemilson.

Para finalizar, o Vereador declara que a cidade vizinha poderia pagar o preço cobrado aos moradores de Salto ou através de interligação de redes de água bruta. Por isso, é necessário um estudo para eventual parceria que não representaria risco de desabastecimento de nossa cidade.