reuniao vereadores pm bombeiros 1

Salto, 20 de maio de 2022

O presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim – acompanhado pelo vice-presidente Edival Pereira Rosa “Preto” – esteve na sexta-feira (dia 20), na sede da Polícia Militar, em reunião com o comandante da 3ª Companhia da PM, capitão Josias Justi da Conceição Júnior; o comandante do Pelotão de Bombeiros de Salto, 2º tenente André Voga; e o sargento Welington Lúcio Batista Barbosa.

Na ocasião, o comandante da PM mencionou sobre um convênio com o município, o qual prevê o pagamento de pró-labore aos policiais pela prestação de serviços relacionados ao trânsito. Todavia não está acontecendo o pagamento, uma vez que necessita de lei autorizativa. Sobre esta questão, o presidente do Poder Legislativo enfatizou ser de competência do Executivo em elaborar o projeto de lei e, posteriormente, enviar à Câmara para votação.

Já com relação aos bombeiros, foi salientado que em diversas cidades ocorre a gratificação especial mediante execução de serviços, projetos e programas de educação e segurança de trânsito. Desta maneira, está sendo solicitado para que o mesmo seja implementado em Salto. Neste caso, o presidente Cícero reforçou que os convênios e projetos que envolvam despesas aos cofres públicos devem ser tratados com a Administração Municipal; mas que pretende protocolar ofício junto à Secretaria de Defesa Social para que sejam verificadas as providências cabíveis.

Dentre os assuntos abordados, o comandante Justi também aproveitou para ressaltar a importância da atividade delegada (quando, por meio de convênio entre estado e município, o policial militar pode desempenhar suas funções nos dias de folga, nas áreas de interesse da sociedade), propiciando o aumento do efetivo nas ruas. Segundo o comandante, Salto tem baixos índices de criminalidade; no entanto, atualmente tem defasagem de 24 policiais militares.

reuniao vereadores pm bombeiros 2

Na oportunidade, os representantes do Corpo de Bombeiros entregaram aos vereadores uma Minuta de Projeto de Lei, com objetivo de que seja instituída em Salto a contribuição voluntária para auxílio no custeio dos serviços de prevenção e combate a incêndios e salvamentos. Os recursos arrecadados poderiam ser utilizados, por exemplo, na aquisição de equipamentos e viaturas, reforma do quartel, entre outros.

Durante a conversa, o sargento Barbosa comentou sobre o fornecimento de cestas básicas feitas pela prefeitura aos servidores e a possibilidade deste benefício ser estendido aos integrantes do Corpo de Bombeiros de Salto. Em relação às condições de trabalho, foi apontada a falta de materiais básicos, como gases e ataduras; e o estado precário que se encontra algumas viaturas.

Outro apontamento dos bombeiros tratou das emendas impositivas – pelas quais os vereadores podem fazer a indicação de verbas (destinação e valores) para aplicação em áreas gerais e na Saúde. Neste contexto, foram apresentadas diversas demandas e o presidente Cícero orientou que seja protocolado um ofício com os serviços e materiais pretendidos, para que o setor jurídico do Legislativo analise a viabilidade da solicitação.