reuniao sinprovales

O presidente da Câmara de Salto, vereador Cícero Landim, recebeu na sede do Legislativo, na tarde de quinta-feira, dia 14, o professor Sérgio José Teixeira, vereador em Indaiatuba, e o presidente do Sinprovales (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino nos Munícipios de Indaiatuba, Salto e Itu), professor Gentil Gonçalves Filho. No encontro, eles solicitaram ao presidente apoio à reivindicação em relação ao reajuste salarial dos docentes do ensino superior das instituições privadas dos três municípios: Anhanguera, Unieduk, Ceunsp e Faditu.

O Sinprovales, por meio de nota entregue ao presidente Cícero, informa que as negociações junto ao sindicato patronal das mantenedoras das instituições de ensino superior (IESs) estão num impasse, pois o sindicato oferece 6% de reajuste aos professores, sendo 4% em março deste ano e 2% em janeiro de 2023 (com abono de 30% sobre o salário em outubro de 2022). No entanto, de acordo com o Sinprovales, esse reajuste não repõe a inflação do período, que foi de 10,57% entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

“Dados recentes apontam que apenas um dos grupos econômicos das IESs teve, somente no 1º trimestre deste ano, R$ 51 milhões de lucro ajustado, diante de um capital de R$ 902 milhões”, destaca a nota, acrescentando que “as matrículas nas IESs cresceram em média 13,3% no presencial e 125% no online, somente em 2022”.

A nota do sindicato ressalta ainda que os professores do Sistema S (Sesi e Senai) e da educação básica obtiveram o reajuste da inflação por meio das negociações do Sinprovales, porém “os professores do ensino superior já pensam em abandonar a docência, em virtude das condições de trabalho, muitos deles ganhando menores valores em comparação com outros níveis educacionais”.

Atendendo ao pedido dos professores Sérgio e Gentil, o presidente Cícero afirmou que a Câmara de Salto apresentará uma moção de apoio a essa causa, a ser protocolada nos próximos dias.