reuniao saae 07 11 2022 2

Salto, 08 de Novembro de 2022

A Câmara de Salto promoveu, na segunda-feira (dia 07), reunião com o superintendente do SAAE, Ernivan Balieiro - em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Em sua apresentação, o superintendente da autarquia mostrou dados compreendendo os meses de janeiro a outubro de 2022 – englobando as novas ligações de água, substituição de hidrômetros, troca de registro, fiscalizações, cortes de água, reclamações, atendimentos por caminhão-pipa, reparos em rede de água e esgoto. Além disso, exibiu os números das execuções fiscais que foram quitadas, parceladas e que estão em andamento.

reuniao saae 07 11 2022 5

Sobre as ações realizadas neste ano, foi dado destaque para a limpeza e desassoreamento dos ribeirões Piraí e Buru; e aquisição/instalação do gerador de energia na captação do Ribeirão Piraí (custo de aproximadamente R$800 mil, com utilização de R$640 mil proveniente do duodécimo devolvido pela Câmara à Prefeitura no fim do ano passado e R$197 mil em recursos próprios). Ernivan também enfatizou a interligação da rede do Novo São Pedro para o Madre Paulina; melhorias no sistema de bombeamento da ETA João Jabour; estudo e perfuração de poço modelo – com expectativa das perfurações dos poços e resultado obtido até o momento.

Referente às ações em andamento, foi ressaltada a readequação do “booster” da Av. Getúlio Vargas; reforma e troca dos filtros da ETA João Jabour; recuperação e limpeza do lago da Fazenda São João; construção de reservatório de um milhão de litros no Jardim Donalísio; e implantação de ações de perdas com macromedição, telemetria e setorização.

Já para o próximo ano, está prevista a implantação de Estação Elevatória de Esgoto no Jardim Itaguaçu, além da reforma dos filtros da ETA Bela Vista, ampliação da ETA João Jabour (com a desapropriação de imóvel da frente; construção do 5º Tanque de Decantação; mudança dos tanques de produtos químicos de local; construção de nova galeria de água tratada e laboratório; área de tratamento de lodo). E, ainda a construção da Barragem do Buru.

reuniao saae 07 11 2022 4

O superintendente do SAAE falou de outras ações para 2023, como o tratamento de lodo da ETA João Jabour; aquisição de novas bombas dosadoras para a ETA Bela Vista; construção da Barragem do Reconquista; nova sede Operacional e Administrativa do SAAE no Jardim Novo São Pedro; novo reservatório de dois milhões de litros no João Jabour. Por fim, Ernivan salientou que o investimento com ações realizadas e em andamento é de R$9,5 milhões; e para as ações previstas o valor estimado é de R$13,8 milhões.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente, vereador Edival Pereira Rosa “Preto”, com a presença dos vereadores: Daniel Bertani, Henrique Balseiros, Alessandro Dernival da Silva, Cícero Granjeiro Landim e Antônio Cordeiro dos Santos; e do chefe de gabinete da autarquia, Alisson Bressiano.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:
TV Web: https://bit.ly/3E7G9Jv
Facebook: https://bit.ly/3zP65an