reuniao saude populacao trans 1

Salto, 12 de novembro de 2025

O plenário da Câmara de Salto recebeu na sexta-feira, dia 07, uma reunião para discutir os direitos da população trans no sistema público de saúde de Salto. A reunião foi presidida pelo vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell”, que teve ao seu lado a presença da bailarina Samantha Ferreira Lima e, representando a deputada federal Erika Hilton, sua assessora Michele Duarte Ferreira, as quais solicitaram a realização do encontro.

Também estiveram presentes os vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho e Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, além de representantes do Conselho Municipal da Diversidade, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Igualdade Racial da OAB, do Ambulatório Transcender de Campinas, da Associação Entrelaços, e também a professora da rede municipal de ensino Duda Camargo, a professora do IFSP Vânia Gomes, membros da sociedade civil e o subsecretário de Governo, Raisuli Hudson Ferraz da Silva. A Secretaria de Saúde, apesar de ter sido convidada, não enviou nenhum representante à reunião.

reuniao saude populacao trans 2

Durante o encontro, foi feita a leitura do Requerimento nº 441/2025, que questionou a pasta da Saúde sobre as carências no atendimento à população trans, especialmente em relação às dificuldades enfrentadas pelas pessoas que buscam o acesso à hormonioterapia – e que em muitos casos precisam recorrer a outras cidades para obter esse tipo de tratamento.

Pessoas trans presentes ao encontro falaram sobre os desafios que enfrentam no dia a dia tanto em atendimentos médicos comuns como nas especialidades, ao buscar os serviços públicos de saúde – inclusive no tratamento hormonal, tendo que se dirigir a outros municípios e chegando até mesmo a realizar hormonioterapia por conta própria.

Nas respostas às perguntas do requerimento, a Prefeitura disse que encaminha para serviços de referência em São Paulo as pessoas trans que necessitam de acompanhamento hormonal. Também respondeu que não tem o número de pacientes que são acompanhados em outros municípios e afirmou que a Secretaria de Saúde disponibiliza transporte sanitário para os pacientes agendados via regulação estadual.

reuniao saude populacao trans 3

Ainda em sua resposta ao requerimento, o Poder Executivo disse que não possui um levantamento oficial sobre pessoas trans que realizam hormonioterapia por conta própria, sem acompanhamento pelo SUS, e que está em fase de estudos preliminares, inserida nas discussões de planejamento da rede de atenção especializada, a viabilidade da implantação de um serviço de hormonioterapia com equipe multiprofissional.

A partir das experiências compartilhadas durante a reunião, foram definidas algumas propostas que serão encaminhadas à Prefeitura e à Secretaria de Saúde. Dentre elas, a implantação de um ambulatório de atendimento trans no município, com protocolos de atendimentos especializados, levantamento de dados e busca ativa da população que utilizará o serviço, prédio público para servir como espaço de funcionamento do ambulatório e garantia de tratamento com medicação gratuita, bem como a solicitação para que um integrante da pasta da Saúde faça parte do Conselho da Diversidade.

 

**Confira o vídeo da reunião:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto