piscina ginasio 07-05-2014 site

O Vereador Edemilson Pereira Santos visitou o Complexo Esportivo - Ginásio Municipal de Esportes “João Sebastião Ferraro” na Vila Henrique, acompanhado do diretor da Secretaria de Esportes, Ronaldo Luiz D’Isep, depois de se reunir com o Secretário, Lino Facchini e a equipe técnica para conhecer o projeto de reforma da piscina.

“Chegou ao meu conhecimento que no primeiro momento, o Executivo encontrou uma rejeição por parte de algumas pessoas que querem que este patrimônio seja preservado”, disse o Vereador, que com o objetivo de esclarecer a população da necessidade destas melhorias, fez duas visitas ao local, em fevereiro e em abril.

Segundo apurado por Edemilson, a piscina que tem 49,8 metros de cumprimento por 22 metros de largura, com quatro milhões de litros de água, só funciona oito meses no ano e quatro fica parada, devido às mudanças climáticas.

“A Prefeitura não pode nem fazer uma escolinha social, pois a piscina tem média 2,5 metros de profundidade. Como está, ela ‘elitiza’ os usuários, pois é só para aqueles sabem nadar. Existem atualmente uma média 300 alunos que praticam a modalidade na piscina municipal, mas em anos anteriores este número era o dobro”, informou o Representante do Poder Legislativo Saltense.

Edemilson apurou também que a proposta é transformar em duas piscinas com uma profundidade menor. “A piscina não será demolida e sim, será dividirá em duas, sendo uma semi-olímpica com 25 metros e outra menor, com objetivo de atender públicos de iniciação em natação, hidroginástica, fisioterapia, enfim todos os tipos de atividades com água, além de instalar equipamentos que permitirão aquecer a água durante as atividades”, declara o Vereador.

Outra melhoria que será necessária, conforme verificado é no sistema de filtros, que é da década de 80 e dificilmente encontra-se empresa interessada em fazer a manutenção. A piscina foi inaugurada em janeiro de 1983, pelo então Prefeito Jesuíno Ruy

“A manutenção na estrutura de alvenaria é pequena e fácil de ser resolvida, mas também demandará uma atenção. Pude observar também que é realmente necessária a reforma, assim como o fracionamento desta piscina, que assim que revitalizada poderá beneficiar a toda sociedade, inclusive oferecendo melhor comodidade e lazer para todos e com acessibilidade. Sem dizer que numa piscina semi-olímpica poderão ser realizados torneios regionais e destacando Salto na modalidade”, destaca Edemilson.

GINÁSIO: Outra observação feita na visita é a necessidade de reforma do Ginásio Municipal, a começar pela estrutura do telhado, que possui muitos vazamentos e depende desta melhoria para arrumar o piso da quadra e iniciar a pintura do prédio. Este Complexo Esportivo é muito importante para nossa população, pois além da natação, outras atividades são desenvolvidas no local, como: Basquete, Vôlei, Vôlei Adaptado, avaliação e prescrição de atividades físicas para Terceira Idade, Vôlei de Areia e outros.

Foto: Edemilson Santos