falta-de-efetivo-polícia-civil

O Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um ofício ao Delegado Seccional de Sorocaba, Júlio Gustavo Vieira Guebert, relatando a necessidade do envio de delegados para o efetivo da Polícia Civil. De acordo com o Vereador, o quadro de servidores é infinitamente desproporcional comparado ao aumento da criminalidade e ao número de habitantes. Os índices de reflexos nos procedimentos de investigação são mínimos ou zero e estafalta de efetivo prejudica a investigação de crimes na cidade.

Ainda, segundo Edemilson, o objetivo deste documento é apresentar as reclamações que a população tem procurado esta Casa de Leis para a falta de Delegado de plantão durante a noite aos finais de semana. Devido ao baixo efetivo os nossos delegados ficam sobrecarregados e virou rotina não se encontrar delegado de plantão à noite, além dos sábados, domingos e feriados.

“O atendimento aos problemas do município fica comprometido, pois tanto os Guardas Civis Municipais, Policiais Militares, vítimas, acusado e testemunhas tem que aguardar o delegado que vem de outra cidade e às vezes demora até cinco horas. Essa demora compromete o trabalho da PM e GCM que poderiam estar fazendo o trabalho preventivo e ostensivo.Várias viaturas ficam paradas pelo motivo de não ter delegado para atender e automaticamente ficam fora das ruas, aguardando que o delegado apareça sem contar que os policiais militares e guardas municipais acabam passando do horário que deveriam entrar de folga”, relatou o Representante do Legislativo.

Insegurança

O Vereador também encaminhou esta semana, um ofício às autoridades policiais do município, Capitão Emerson Luciano de Almeida Drague, Comandante do 1° Companhia do 50° BPMI-Itu, para o Capitão Carlos Elton Boarati, Comandante da Polícia Militar e para o secretário da Defesa Social, Coronel Adilson Marinho, solicitando mais atenção quanto à segurança pública do bairro Santa Marta.

De acordo com o Vereador, nos últimos meses e dias teve aumento expressivo nos crimes de roubo.A sensação de insegurança tem sido uma constatação junto aos moradores. Estão acontecendo de forma assustadora os assaltos, roubos contra comércio e residências”, disse.

Para Edemilson, é necessário intensificar mais rondas policiais neste bairro, inclusive com bloqueios policiais (blitz). É preciso que o efetivo dobre, porque tem as férias e outros afastamentos e observo que a cada dia que se passa a cidade deixa de ser suprida com efetivo, pois viaturas o Estado supre. Com a falta de segurança, esta região é um atrativo para os bandidos. Salto ainda necessita de reforço de policiamento ostensivo, trabalhar mais nos bairros com o maior número deste tipo de delito e combater a criminalidade com mais empenho.

Os moradores estão reclamando da ausência, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Civil Municipal no período noturno pela cidade, pois à noite o tráfico de drogas se propaga pela cidade sem fiscalização nenhuma. A população saltense reclama que a polícia só vai ao bairro quando chama e em seguida, vai embora. A exigência da população saltense é que possa ser reforçado para assegurar os direitos dos cidadãos, pois o atual efetivo da Polícia Militar (PM) na cidade é o mesmo de quando o município contava com 80 mil habitantes. “Essas solicitações já foram feitas à Secretaria de Segurança Pública e ao governo do Estado pedindo aumento no número de policiais na cidade, porém vemos o reforço nas cidades vizinhas e nossa cidade ficando no abandono”, finalizou.